Drogas psicotrópicas e o SNC

As drogas Psicotrópicas ou tambem chamadas de psicoativas, atuam sobre o sistema nervoso central. Genericamente podem ser classificadas em três grandes grupos:
  • Drogas depressoras do SNC
  • Drogas estimulantes do SNC
  • Drogas perturbadoras do SNC
Muitas drogas psicotrópicas foram e ainda continuam sendo recomendadas pelos médicos comfinalidade terapeutica. É o caso da cocaína que já foi usada como anestésico, e da morfina, que hoje ainda continua sendo usada como anestésicos para casos graves, como as dores do câncer. Mas um organismo submetido periodicamente a certas drogas passa a criar  certa dependencia em relação à elas, isto é, passa a necessitar de seu uso.
     Quando a dependencia fisica se estabelece, o corpo passa a necessitar desta substancia tanto como se fosse água e vitaminas, nesse caso a retirada brusca da droga é chamada Síndrome da Abstinencia, situação em que a pessoa, independente de sua vontade, passa a sofrer graves alterações no organismo, podendo até levar a morte.
        Mas é muito importante ressaltar que a sensação de calma ou euforia que a droga proporciona é baseada apenas em uma situação ilusória e passageira. As drogas não trazem felicidade nem resolvem problemas, o que resolve mesmo é aprender a lidar com as condições penosas da vida sem recorrer as drogas e se tornar dependente delas. O drogado não é uma pessoa forte e combativa; ao contrário, é uma pessoa que se escraviza à essa ilusão e se destrói.