08/09/2010

O Sistema Nervoso

                                  
      No Reino animal quanto mais desenvolvido é o organismo, mais importante se torna o sistema incumbido de coordenar suas atividades.
     Formado por aproximadamente 15 bilhões de celulas nervosas, o nosso sistema nervoso funciona como uma grande rede de comunicação, em que tem a forma de sinais quimicos e eletricos com movimento incessante pelo corpo.
      Todo ser vivo dotado de um sistema nervoso é capaz demodificar seu comportamento em função de experiências passadas. Essa modificação comportamental é chamada de aprendizado, e ocorre no sistema nervoso atraves da propriedade chamada plasticidade cerebral.


                                              Células Nervosas 

    As células nervosas são denominadas neurônios. elas são células altamente especializadas, dotadas de um corpo celular,ou pericário, e numerosos prolongamentos.
* O corpo celular possui um nucleo grande e arredondado e os organóides comuns à celulas animais. Ele é responsável pelo metabolismo e distribuição de energia. As mitocondrias são numerosas e o ergastiplasma é bem desenvolvido, os prolongamentos podem ser de dois tipos: dentritos ou axônio.
-Os dentritos em geral formam extensas ramificações que permitem estabelecer muitas conexões celulares.
-O axônio é um fino prolongamento que pode medir desde frações de milimetros até cerca de 1 m. Em sua parte final, ramifica-se em prolongamentos muito finos, que frequentemente delimitam peuqenas dilatações que contem microvesículas portadoiras de neuronios. Em toda sua extensão, o axônio pode ser envolvido por celulas que se dispões ao longo de sua superfície. essas celulas são denominadas oligodentrócitos.

*Em muitos axonios, os oligodentrocitos se enrolam em espiral no axonio, determinam a formação de um involcruo membranoso pluriestratificado, esse involcruo de natureza lipídica é denominado Estrato Mielínico, e atua como isolante eletrico no mecanismo de propagação do impulso nervoso ao longo do axonio, mas o estrato mielínico não é continuo, o que acarresta a existencia de uma constrição.
    As celulas nervosas nutrem-se basicamente de glicose e o oxigênio, obtendo a energia que necessitam. É o sangue que leva até elas essas substancias. Cerca de 20% de todo gás oxigenio que entra em nosso corpo vai para o cerebro. A falta deste gás causa sérios prejuízos ao cerebro, muitas vezes danos irreparaveis.


                                    
                      O Sistema Nervoso como uma rede telefônica:

   Nosso sistema nervoso pode ser comparado a uma rede telefônica. Numa rede telefônica, existem a central ( que recebe chamadas e realiza ligações de um ponto à outro) e os fios (que conduzem as mensagens e as respostas). Assim tambem é o nosso sistema nervoso, que se divide em duas partes:

* Sistema Nervoso Central (SNC): formada pelo encéfalo e pela medula espinhal.
*Sistema Nervoso Periférico: compreende o conjunto de nervos ( os fios do exemplo acima)


                               Sistema Nervoso Central

Divide-se em duas partes: encéfalo e medula espinhal:
      O encéfalo localiza-se no crânio e é formado pelos seguintes orgãos-cerebro, cerebelo, ponte ou protuberancia e bulbo.

O Cérebro: é om orgão que contém os centros nervosos relacionados com os sentidos, com a memória, o pensamento e a inteligência. O cérebro coordena tambem as  ações voluntarias desenvolvidas pelo individuo, além de comandar atos inconscientes. As reentrancias e saliencias que o cérebro possui são denominadas circunvoluções cerebrais.
     A camada externa do cérebro, formada por uma substância cinzenta denomina-se Córtex cerbral. A parte interna é fomada pela substância branca.


O Cerebelo: localiza-se logo abaixo do cerebro e possui as seguintes funções:
  • coordena os movimentos comandados pelo cerebro, garantindo uma perfeita harmonia entre eles.
  • Dá o tônus muscular, isto é, regula o grau de concentração do musculo em repouso.
  • Mantem o equilíbrio do corpo, graças ás suas ligações com os canais semicirculares do ouvido interno.
           



A Ponte ou Protuberância: Localiza-se abaixo do cérebro, diante do cerebelo e acima do bulbo. Como o proprio nome indica, a pote serve de passagem de impulsos nervosos que vão ao cerebro. A ponte está tambem relacionada com reflexos associados às emoções, como o riso e as lagrimas.  





O Bulbo: localiza-se abaixo da ponte. Controla importantes funções do nosso organismo, entre elas: a respiração, o ritimo dos batimentos cardiacos e certos atos reflexos ( como a deglutição, o vomito, a tosse e o piscar de olhos)
















Medula espinhal: Nossa medula espinhal tem forma de um cordão com aproximadamente 40 cm de comprimento. Ocupa o canal vertebral, desde a região do atlas-primeira vertebra-até o nivel da segunda vertebra lombar.
     A medula funciona como centro nervoso de atos involuntários e, tambem, como veículo condutos de impulsos nervosos.
     Da medula partem 31 partes de nervos que se ramificam. Por meio dessa rede de nervos, a medula se conecta com as varias partes do corpo, recebedo mensagens de varios pontos e enviando-as para o cerebro e recebendo mensagens do cérebro e transmitindo-as para as várias partes do corpo.


As meninges: O encéfalo e a medula espinhal estão protegidos por estruturas osseas: o cranio( para o encefalo) e as vertebras ( para a medula). Mas nem o encefalo entra em contato direto como os ossos do crânio, nem a medula toca ditetamente as vertebras, envolvendoesses orgãos existem 3 membranas chamadas meninges. São elas:
  • Dura-máter: é a membrana externa que fica em contato com os ossos.
  • Pia-máter: é a membrana interna, que envolve diretamente os orgãos.
  • Aracnóide: é a membrana intermediária entre as outras duas.



                                     Sistema Nervoso Periférico


     É formado por nervos encarregados de fazer as ligações entre o sistema nervoso central e o corpo. O prolongamento dos neurônios (dendritos ou axônios) e seus envoltórios formam as neurofibras ( fibras nervosas) cada neurofibra é envolvida por uma camada conjuntiva denominada endoneuro. As neurofibras organizam-se em feixes e cada feixe, por sua vez, é envolvido por uma bainha conjuntiva denominada perineuro. Vários feixes agrupados paralelamente forma um nervo. O nervo tambem é envolvido por uma bainha de tecido conjuntivo chamado epineuro.
     Os gânglios nervosos são construídos por uma capsula de tecido conjuntivo, que abriga numerosos corpos celulares de neurônios, encontram-se, por exemplo, proximos da medula espinhal.
      Os nervos permitem a comunicação dos centros nervosos com os orgãos receptores ou sensoriais e com os orgãos efetores, representados por musculos e glândulas de acordo com o sentido da transmissão do impulso nervoso, os nervos podem ser:
  • Sensitivos ou Aferentes: quando trasmitem os impulsos nervosos dos orgãos receptores até o sistema nervoso central.
  • Motores ou Eferentes: quando transmitem os impulsos nervosos do sistema nervoso central para os orgãos efetores.
  • Mistos: quando possuem tanto fibras sensitivas quanto fibras motoras. Os nervos Mistos são os mais comuns no organismo.

      Orgãos receptores são aqueles capazes de "captar" estímulos do meio ambiente ou do proprio organismo e gerar um impulso nervoso (exemplos: pele, olho, etc.). Orgão efetores são aqueles capazes de efetuar uma ordem de ação emitida pelo SNC ( Exemplo: musculos e glândulas).

                                                       Sistema nervoso autônomo

     Ele se divide me sistema nervoso parassimpático e simpático. No sistema simpático, logo depois que o nervo epinhal deixa o canal espinal, as fibras´pré-ganglionares abandonam os nervos e passam para um dos gângios da cadeia simpática, onde farão sinapse com um neurônio pós-ganglionar.
    Já no ssistema parassimpático, as fibras préiganglionars geralmente seguem, sem interrupção, até o orgão que será controlado, fazendo sinapse com neurônirvos pós-ganglionares. Dessa forma percebe-se que os neurônios pré-ganglionares são curtos e os pós-ganglionares são longos. Os neurônios pré-ganglionares simpático emergem dos segmentos toraco-lombares, ao passo que as do sistema parassimpático emregem do segmento céfalo-sacrais.
    Além de tudo são responsáveis por estimular ações que permite o organismo responder a situações de calma, como fazer yoga e dormir. São responsáveis pela aceleração e desaceleração dos batimentos cardíacos, diminuição da pessão arterial entre outros. 

 


                                                     Sistema Nervoso Somático

Sua função é conduzir para os sistema nervoso central os estímulos vindos do ambiente e corpóreo, levando aos musculos estriados esqueléticos impulsos nervosos vindo do sistema nervoso central. Os nervos do Sistema nervoso somático são constituídos por neurônios cujos corpos celulares situa-se em ganglios proximos à medula, e cujas fibras levam impulsos do corpo até a medula espinhal  ou até o encéfalo.


 

                                       REFLEXOS


   Os reflexos são atos involuntários que normalmente recebem o nome de ato reflexo ou reflexo. Citando um exemplo haverá uma melhor compreensão. Imagine-se encostando a mão em um ferro quentíssimo. O estímulo recebido pela pele é rapidamente recebido por terminações nervosas e conduzidos por uma raíz sensitiva até a medula. Atravez de uma raíz motora, a medula envia uma ordem ao músculo do braço, determinando que ele entre em ação: o braço então se contrai em uma fração de segundo.
    o caminho percorrido pelo estímulo doloroso até a medula mais o camino percorrido pela ordem motora-da medula até o musculo- constituem o arco reflexo.