Problemas no Sistema Nervoso

Acidente Vascular Cerebral: Tambem conhecido como AVC, ele pode ser causado por obstrução de uma stéria, consequentemente haverá uma falta de irrigação de uma parte do cerebro, ou por uma ruptura arterial com derrame de sangue. Os neurônios nutridos e oxigenados pelas artéria antingida podem morrer, o que leva a uma lesão neurológica irreversível. Os sintomas do AVC dependem da localização e da área atingida. A porcentagem de mortes de pessoas afetadas por um AVC é de 20% à 30%, e os que sobrevivem passam a apresentar problemas na movimentação e na fala.
     Alguns dos fatores que predispõe o AVC são pressão arterial elevada, taxa de colesterol elevada no sangue, obesidade, diabetes melito, uso de pílulas anticonsepsionais e tabagismo.

Cefaléias: são dores de cabeça que podem se propagar pela face e atingir os dentes e o pescoço. sua origem está relacionada com tensão emocional, disturbios visuais e emocionais, hipertensão arterial, infecções, sinusite, etc.
    A enxaqueca é um tipo de cefaléia que ataca periodicamente a pessoa e caracteriza-se por uma dor latejante que afeta principalmente metade da cabeça. As enxaquecas são geralmente acompanhadas por fotofobia (aversão à luz), disturbios visuais, vômitos, dificuldade de se concentrar entre outros efeitos.



Demência: Resulta de uma deterioração de funções mentais, com a perca da memoria e de habilidades intelectuais. Três demencias bem conhecidas estão relacionadas com a idade: Doença de Alzheimer, a Coréia de Huntington, e a Doença de Parkinson.
  • Alzheimer: é a forma mais comum de demência, sendo responsável por dois terços dos casos de pacientes com mais de 60 anos, afetando duas vezes mais mulheres do que homens. As primeiras manifestações incluem perda da memória temporária e incapacidade de tomar decisões. Esses sintomas agravam-se com a progressão da doença e o paciente torna-se incapaz de estabelecer novas relações e ter um comportamento social saudável. Os ultimos estágios são a perda total da capacidade de aprender, falar e controlar as diversas funções corporais. Os pacientes perdem neurônioe ncefálicos e a medida que a doença progride, o encéfalo torna-se menor e mais leve. Exixtem várias formas de relação com a doença de Alzheimer, masalgumas delas estão relacioinadas à genética.
  • Coréia de Huntington: é bem mais rara que Alzheimer, afetando 5 em 100 mil pessoas. Ela atinge tanto homens quento mulheres e começa a aparecer por volta dos 40 anos de idade. Seus sintomas são demencia e movimentos corporais anormais e descontrolados. O paciente não vive mais que 20 anos após o inicio da doença, ela é uma doença hereditária, uma mutação gênica autossõmica dominante.
  • Doença de Parkinson: caracteriza-se por tremores corporais incontrolaveis, rigidez corporal, lentidão e dificuldade de locomoção, essa doença afeta cerca de 187 a cada 100 mil pessoas, sendo ligeiramente mais frequentemente em homens do que em mulheres. Os sintomas começam a se manisfestar mais comumente a partir dos 60 anos de idade, mas tambem podem aparecer em pessoas com cerca de até 30 anos. Os pacientes afetados por estas doenças apresentam alterações nos neurônios de importantes centros motores do cérebro, com acentuada redução na quantidade de dopamina, substância neurotransmissora fabricada nesses locais.
Doenças infecciosas do sistema nervoso:

     Diversos virus podem atingir as meninges, causando as menengites virais, se o encéfalo for afetado, fala-se em encefalite e se a medula espinhal for afetada fala-se em poliomielite. Essas doenças podem causas dor de cabeça, febre, rigidez na nuca e até paralisia.








    Infecções de bacteria tambem podem causar meningites, são mais comuns em crianças, seus sintomas são parecidos com a meningite viral, porém mais grave, podendo entrar em como e levar à morte.
  




   Exixtem protozoários que tambem afetam o sistema nervoso sendo que 25% dos pacientes morrem em consequencia da infecção cerbral.

     A tênia pode atingir o cerebro causando cisticercose cerbral. A pessoa contrai a doença pela ingestão de alimentos que contem os ovos da tênia. ela penetra na parede intestinal e passa para a corrente sanguínea, assim formanso cistos no cerebro, que podem apresentar os sintomas desde ataques epileticos, desmais e até convulsões.